Semana passada mais um membro da realeza subiu ao altar. Mas as notícias não foram por conta da cerimônia, e sim pelo vestido da noiva. Princesa Beatrice, que se casou em uma cerimônia secreta em Windsor, usando um vestido que pertenceu a sua avó (rainha Elizabeth), marcou seu nome entre os casamentos reais.
Mediante o sucesso do vestido da princesa Beatrice, hoje resolvi falar sobre os vestidos de noivas reais da história. Talvez vocês não saibam mas toda vez que um membro da realeza sobe ao altar surgem novas tendências para vestidos de noiva.
Do vestido branco da rainha Victória e a longa cauda da princesa Diana até Grace Kelly e o seu vestido de renda. As noivas da realeza sempre marcaram tendências e continuam fazendo isso como no caso de Kate Middleton e Meghan Markle. Definitivamente, essas mulheres da realeza sabem como arrasar usando um vestido de noiva.
Uma curiosidade: o vestido clássico de Meghan, tem uma semelhança impressionante com o vestido de seda simples da princesa Margaret. Você também não sabia que a rainha Victoria foi quem popularizou o vestido de noiva branco… Acertei? Antes dela, as mulheres usavam o seu melhor vestido para subir ao altar.
Neste artigo, reuni alguns dos vestidos mais icônicos da realeza. Os que eu mais amo e que com certeza irão inspirar você. Se você estiver de casamento marcado, ou simplesmente precisa se inspirar para quando seu dia chegar, clique aqui e veja todas as minhas sugestões de modelos.
01 – Rainha Victória, 1840
Se não fosse ela, hoje você não estaria buscando um vestido de noiva. Usando um vestido de noiva branco para o seu casamento no St James Palace, a jovem rainha iniciou uma tendência de casamento que sobrevive por séculos e séculos. Se não fosse ela não teríamos o clássico vestido branco e muito menos o off-white.
02 – Lady Elizabeth Bowes-Lyon, 1923
Lady Elizabeth se tornou um ícone instantâneo entre as noivas quando se casou com o duque de York, em 1923. Seu vestido foi considerado uma peça de moda inovadora: tinha uma cintura baixa, enfeites de pérolas e prata.
03 – Rainha Elizabeth, 1947
Para o seu casamento com o príncipe Phillip, a então princesa Elizabeth escolheu um vestido de cetim de mangas compridas com bordado floral e apliques de cristal e pérola. Para ser mais exata, o vestido tinha 10 mil pérolas. Foi desenhado por Norman Hartnell, que na época disse que se inspirou no quadro Primavera de Botticelli. A cauda de seda tinha 8 metros e definiu tendências reais no futuro.
04 – Grace Kelly, 1956
Sem dúvida, o vestido de noiva de Grace Kelly tornou-se objeto de sonhos de estilistas, futuras noivas e fashionistas em todo o mundo. Até hoje o vestido de noiva usado por Grace é um dos mais mencionados na história da moda nupcial.
O vestido de gola alta e mangas compridas, saia longa e ondulante, tem uma cauda de 3 metros e meio, foi desenhado por Helen Rose, e confeccionado com rendas de Bruxelas de 125 anos, tafetá e milhares de pérolas costuradas à mão.
05 – Princesa Margaret, 1960
O vestido de organza de seda usado pela princesa Margaret também foi desenhado por Norman Hartnell e foi descrito pela revista Life como “o vestido de casamento real mais simples da história”. Portanto, esta tendência surgiu com Margaret, em 1960, e outros membros da realeza seguiriam o mesmo estilo, assim como Meghan.
06 – Rainha Silvia da Suécia, 1976
Assim como Margaret, Beatrix da Holanda e Margrette da Dinamarca, a rainha Silvia também optou por um visual minimalista. Desenhado por Marc Bohan da Dior, o visual da rainha só não ficou mais simples por conta da tiara de camafeu que ela usou.
07 – Caroline de Mônaco, 1978
A filha de Grace Kelly, a princesa Caroline de Mônaco lançou a tendência princesa boho quando se casou com Phillipe Junot em um vestido de noiva dos anos 70 desenhado por Marc Bohan para a Dior. No lugar da tiara real ela optou por coroas florais. Alguma semelhança com os dias atuais?
08 – Princesa Diana, 1981
Esse vestido deu o que falar… O primeiro casamento real transmitido para o mundo não podia ter sido diferente. Desenhado por David e Elizabeth Emanuel, o vestido de noiva da princesa Diana se tornou icônico e provocou uma infinidade de réplicas – com a primeira chegando a uma loja de departamentos apenas cinco horas após a cerimônia real.
O vestido de seda e tafetá tirou o fôlego do mundo. Bordado à mão com lantejoulas em madrepérola e cerca de 10 mil pérolas, possuía uma cauda de sete metros de comprimento, adornada com rendas que pertenceram à rainha Mary. O modelo e sua cauda definiram uma década de noivas nos anos 80, que ansiavam pela mesma entrada espetacular na igreja. Inesquecível!
09 – Lady Sarah Armstrong Jones, 1994
Assim como sua mãe, a princesa Margaret, o vestido de noiva de Lady Sarah transformou a realeza em minimalista. Em chiffon de crepe de seda, com pesadas camadas de organza acetinada, era incrivelmente simples e atemporal.
10 – Princesa Vitória da Suécia, 2010
A herdeira do trono sueco seguiu os passos da mãe, a rainha Silvia. Optou por um vestido de Pär Engsheden e só não foi mais minimalista por conta da longa cauda e da tiara Cameo da era napoleônica.
11 – Kate Middleton, 2011
O que mais podemos dizer sobre o vestido de Kate que ainda não foi dito? Sarah Burton, designer da marca Alexander McQueen, cobriu Kate Middleton de renda, e assim como os vestidos da princesa Diana e Grace Kelly, o vestido de Kate gerou milhares de noivas iguais. Ainda hoje continua influenciando as tendências de moda nupcial.
12 – Meghan Markle, 2018
Com o mundo inteiro assistindo, Meghan Markle era toda a graça da realeza em um vestido de noiva clássico e surpreendemente minimalista, desenhado por Clare Waight Keller, da Givenchy.
O foco do vestido era o decote em bateau que emoldurava graciosamente os ombros e enfatizava a cintura fina. As mangas finas de três quartos deram uma nota de modernidade refinada ao visual. O véu, uma tradição entre a realeza da casa de Windsor, representava todos os 53 países da Comunidade Britânica, com bordados florais para cada um, e onde também escondia uma mensagem para o príncipe Harry. Seu “algo velho e azul” foi um pedaço do vestido que ela usou no primeiro encontro costurado no véu.
No entanto, enquanto o vestido de noiva Givenchy era o assunto da cidade, eu fiquei impressionada mesmo foi com o vestido da recepção. Um belíssimo vestido sexy criado por Stella McCartney. Lindo, lindo, lindo!
13 – Princesa Eugenie, 2018
A princesa Eugenie usou um vestido em jacquard criado por Peter Pilotto – que deixava seus ombros levemente de fora, mangas compridas e uma bela cauda. Embora lindo, o vestido tinha um toque sentimental. A parte de trás mostrava uma cicatriz que a princesa possui por conta de uma cirurgia de escoliose realizada na infância. Uma princesa clássica e angelical.
14 – Charlotte Casiraghi, 2019
A neta da princesa Grace de Mônaco seguiu os passos da mãe Caroline e preferiu usar um vestido mais descontraído. Para o seu casamento na Provença, Charlotte usou um vestido Giambattista Valli de alta costura com decote, detalhes de renda e camadas de tule.
Gostou? Precisa de uma inspiração real para o seu vestido? Visite a galeria de vestidos de noiva aqui do blog e escolha o seu!
Um beijo,
Lili