Músicas para cerimônia de casamento: as mais bonitas e emocionantes

Publicado em:

Não é tarefa fácil decidir as músicas para cerimônia de casamento. As canções refletem nossos sentimentos, e é difícil escolher apenas algumas justamente para um dia em que as emoções estarão à flor da pele.

Tem noiva que foi pedida em casamento com uma música especial. Tem música que a gente ouve e lembra na hora do nosso amado ou amada.

Se você não sabe por onde começar para escolher as músicas para cerimônia de casamento, não se preocupe! A gente vai te ajudar.

A seguir, preparamos algumas listas com músicas emocionantes, para todos os tipos de cerimônias de casamento, mas, primeiro, é preciso mostrar como começar a escolher a trilha sonora.

O que levar em conta na hora de escolher as músicas?

O primeiro ponto para começar a escolher as músicas para cerimônia de casamento é alinhar as expectativas do noivo e da noiva e combinar as decisões com o estilo da festa.

Os noivos devem escolher as músicas com as quais eles mais se identificam. Mas, dependendo do lugar da realização da cerimônia, existem algumas restrições.

No caso das igrejas católicas, por exemplo, a própria paróquia tem a liberdade de deixar ou não os noivos escolherem as músicas da cerimônia.

A maioria das igrejas pede para que os noivos escolham músicas católicas, mas também há a possibilidade de escolherem versões acústicas e instrumentais de outras canções.

Dependendo do local onde será realizada sua cerimônia, alguns estilos de música são mais indicados.

Se o seu casamento for ao ar livre, uma dica é pensar em músicas modernas. Como o ambiente é mais descontraído, as canções mais leves combinam melhor com esse estilo.

Essa leveza também é muito indicada para os casamentos na praia. As músicas acústicas ajudam a criar um clima romântico bem praiano.

E quantas músicas devem ser escolhidas? Não existe uma resposta certa, mas, via de regra, os noivos escolhem em torno de 10 músicas, para os seguintes momentos:

  1. Entrada do noivo e da mãe do noivo;
  2. Entrada do pai do noivo, mãe da noiva;
  3. Entrada dos padrinhos e madrinhas;
  4. Entrada dos pajens e das daminhas;
  5. Entrada da noiva;
  6. Entradas das alianças;
  7. Assinatura das testemunhas do casamento;
  8. Momento breve de cumprimentos após a assinatura dos papéis;
  9. Saída dos padrinhos;
  10. Saída do casal;

Hoje em dia também é possível incluir uma música para o “anúncio da noiva”, que toca antes da entrada da noiva. Normalmente utiliza-se a Clarinada da Rainha ou a Marcha Nupcial, se ela não for a música escolhida para a entrada da noiva.

Aliás, a entrada da noiva é uma das partes mais esperadas do casamento e, por isso, a escolha da música é tão importante!

Algumas optam por manter segredo para que o noivo só escute a música na hora. Outras preferem escolher tudo junto com o noivo.

Independentemente do seu estilo, uma coisa é certa: a trilha sonora do casamento fica marcada para sempre na vida do casal!

Preparamos uma lista com várias opções de músicas para cerimônia de casamento, seja ela na igreja ou em outro ambiente.

Inspirações de músicas internacionais

Muitos noivos estão optando por músicas conhecidas internacionalmente. Caso as músicas para cerimônia de casamento sejam cantadas, e não apenas instrumentais, é preciso tomar cuidado com as letras em outros idiomas.

Algumas músicas possuem uma melodia super agradável, mas contam histórias tristes ou até mesmo utilizam gírias e palavrões.

Para evitar esse tipo de problema, vamos dar três exemplos de músicas internacionais românticas, e vamos falar um pouquinho do que as letras contam.

Accidentally in Love

Essa música, gravada pelo grupo Counting Crows, já era conhecida nos Estados Unidos, mas ficou mundialmente famosa depois de ser trilha sonora do casal Shrek e Fiona, no filme Shrek 2.

A canção mostra que é impossível resistir ao amor! Às vezes ele chega sem querer, como quem não quer nada, mas não tem jeito, ele preenche o coração.

Fofo, né?

A Thousand Years

Essa música também foi trilha de um outro sucesso do cinema. Na saga Crepúsculo, a personagem Bella caminhou para o altar com essa música, em direção ao seu noivo Edward.

A melodia, interpretada por Christina Perri, é muito agradável, e a letra fala de um amor que persiste em todos os momentos e é muito duradouro.

Não é à toa que o título da música, traduzindo para português, é “mil anos”. A intérprete diz que já vem amando a pessoa há mil anos, e vai continuar amando pelos próximos mil.

All of me

A música All of me, do John Legend, já foi tema de muitos casamentos. O ritmo original é tocado no piano, mas a música também fica linda em instrumentos como violino e violoncelo.

A letra fala sobre enxergar o amor nos pequenos detalhes e sobre aceitar as “perfeitas imperfeições” de cada um. O amor é isso, né? Aceitas as pessoas como são.

Existem outras músicas muito bonitas que também são muito utilizadas como músicas para cerimônia de casamento.

Outros cantores e compositores que costumam fazer parte das playlists de casamento são Ed Sheeran, Jack Johnson, Bruno Mars e Jason Mraz.

As canções nacionais mais românticas

As músicas em português não precisam ser traduzidas, né? Então a dica é fechar os olhos, prestar atenção na letra e na melodia.

Algumas das músicas que separamos nesta lista são mais antigas. Mas, caso os noivos queriam algo contemporâneo, é possível utilizar diferentes arranjos e interpretações e dar uma pegada mais moderna.

Separamos 8 opções de músicas românticas nacionais:

  • Eu Sei Que Vou Te Amar (Tom Jobim);
  • Pra Você Guardei o Amor (Nando Reis & Ana Cañas);
  • Pra Sonhar (Marcelo Jeneci);
  • De Janeiro a Janeiro (Roberta Campos e Nando Reis);
  • Sentimentos São (filme A Bela e a Fera);
  • Como é grande o meu amor por você (Roberto Carlos);
  • Um sonho a dois (Roupa Nova);
  • Dois corações (Melin).

É sempre importante definir quais músicas serão tocadas de forma instrumental e quais delas serão interpretadas por cantores.

Músicas para cerimônia de casamento na igreja católica

Como já explicamos anteriormente, algumas igrejas têm restrições em relação às músicas. Por isso, é muito importante que os noivos conversem com os responsáveis pela paróquia antes de pensar na lista.

Caso a igreja não autorize outros tipos de música, você deve escolher canções religiosas ou músicas clássicas. A noiva pode entrar com a tradicional Marcha Nupcial, de Mendelssohn.

A Marcha Nupcial é uma das músicas para cerimônia de casamento mais tocadas no mundo! Ela é super clássica e muito bonita.

Outra tradição muito forte é a Ave Maria. Ela possui várias versões lindíssimas, mas as mais tocadas em casamento são as de Bach, Schubert e Gounod.

Para escolher outras canções, veja a listinha que a gente fez de músicas para cerimônia de casamento na igreja católica:

  • Oração pela família (Pe. Zezinho);
  • Oração de São Francisco (Fagner);
  • Nossa Senhora (Roberto Carlos);
  • Jesus Alegria dos Homens (Bach);
  • Te Amarei, Senhor;
  • Hallelujah;
  • Nona Sinfonia (Beethoven);
  • Pai Nosso (Pe. Marcelo Rossi);
  • Sonda-me;
  • Agnus Dei (Michael W. Smith);

Caso você não conheça algumas dessas músicas, monte uma playlist no Youtube ou no Spotify e ouça. Observe quais sentimentos elas despertam em você.

Gostou das inspirações que trouxemos para músicas para cerimônia de casamento? Conte pra gente nos comentários as músicas mais especiais que foram (ou serão!) tocadas no seu casamento. Queremos saber!

Lili herdou o amor pelas noivas e pelos belos vestidos de noiva da sua mãe Pilar, imigrante espanhola da década de 60 que chegou a trabalhar por muitos anos como modista em importantes ateliers de vestido de noiva no Brasil.

O amor cresceu, amadureceu e transformou-se em trabalho! Lili buscou cursos de especialização na Espanha e participou dos principais desfiles de moda noiva pelo mundo. Nos últimos 20 anos, trabalhou com as principais marcas de noiva da Europa e Estados Unidos e acumulou uma experiência única, que agora compartilha no Blog Noivas do Rio de Janeiro.