Pesquisar

Mini-wedding: o que é e como organizar o seu [+inspirações]

Publicado em:

As cerimônias de casamento estão sempre se reinventando. Para quem busca uma festa intimista, mas sem perder o glamour do casamento tradicional, o mini-wedding é uma opção perfeita!     

Com a pandemia da Covid-19, as grandes comemorações tiveram que ser adiadas e os noivos que optaram por manter a data original tiveram que se adaptar. 

Nessa realidade, o número de casamentos com lista de convidados reduzida tem crescido bastante. Apesar de a pandemia ter impulsionado esse tipo de cerimônia, o mini-wedding surgiu há bastante tempo.  

No texto de hoje, vamos mostrar tudo que você precisa saber sobre a organização do mini-wedding perfeito. 

Boa leitura!

O que é o mini-wedding?

Muita gente se engana ao pensar que o mini-wedding é menos luxuoso. Sua principal característica é o número reduzido de convidados, que gira entre 50 e 100 convidados.

Portanto, o mini-wedding é um tipo de cerimônia intimista. Ele é uma ótima opção para os casais que querem um casamento mais restrito, mas cheio de charme e elegância. 

Por ser mais privado, o casamento pode ser ainda mais chique e exclusivo. É possível inovar desde a decoração dos ambientes da festa até mesmo no menu do casamento. 

A possibilidade de personalização da decoração dos ambientes proporciona opções muito mais flexíveis, se comparadas com as grandes festas tradicionais.

Muitos mini-weddings são realizados em jardins, sítios, fazendas, casas de praia, hotéis ou restaurantes.

As vantagens do mini-wedding

A maioria dos buffets cobra o serviço por pessoa. Seguindo essa lógica, quanto menor o número de convidados, mais barata ficaria a festa, certo? Nem sempre. 

O mini-wedding pode, sim, ter um custo menor em relação às comemorações tradicionais, mas não é, necessariamente, uma regra.

Alguns noivos aproveitam o mini-wedding para caprichar muito na festa! Então, dá para investir mais no vestido da noiva, no menu ou na decoração, por exemplo. 

Além de poder ser economicamente mais atrativo, o mini-wedding tem como vantagem a facilidade na produção, tanto na decoração quanto na escolha de outros detalhes, como o convite. 

Geralmente, esse tipo de casamento tem sua cerimônia e festa realizados nos mesmo lugares, reduzindo a necessidade de um esquema de logística mais elaborado. 

Como o deslocamento é menor, é possível aproveitar muito mais cada momento do casamento, principalmente a companhia de cada um dos participantes da cerimônia. 

Os noivos conseguem curtir mais a festa e a presença de cada um dos convidados. O tempo gasto com as fotos também é reduzido e, assim, o casal fica mais relaxado. 

A intensidade do mini-wedding pode ser sentido em todos os detalhes: nos mimos personalizados, na decoração super caprichada e no sentimento de cada convidado, que se sente muito especial.  

Como é feita a organização do mini-wedding

A organização do mini-wedding é bem similar à do casamento tradicional. A diferença está somente no número de convidados.

Apesar de parecer apenas um detalhe, a quantidade de pessoas presentes na festa pode influenciar em diversos fatores, como o dinheiro que vai ser reservado para cada ponto da comemoração.

A seguir, vamos mostrar como organizar um mini-wedding e tornar o dia do seu casamento uma data memorável para você e seus convidados. Vamos lá?

Convites

O convite de casamento é um item bastante importante! Afinal, ele é o primeiro contato que os convidados terão com a cerimônia. Por isso, é essencial que ele reflita o estilo da festa. 

Depois de definir a lista de convidados, os noivos devem definir qual é a cara que eles querem dar ao convite. Ele pode ser moderno, clássico, temático, divertido ou mais sóbrio. 

Outros detalhes também precisam ser pensados, como o tamanho do convite, o formato, o envelope, a caligrafia. Mas, aqui, vamos focar nos modelos. 

Existem infinitas opções, mas é fundamental que ele esteja de acordo com a personalidade do casal

Para aqueles mais tradicionais, os tons mais claros, como off white e rose, fazem bastante sucesso. Esses convites clássicos nunca saem de moda!

Agora, se os noivos tiverem uma pegada mais divertida, os convites temáticos ou artísticos podem ser uma ideia bacana. 

As caricaturas e os desenhos dos noivos vestidos de seus personagens favoritos dão um tom mais leve, e combinam bastante com cerimônias mais despojadas.

Um outro estilo de festa de casamento muito badalado é o casamento rústico. Para acompanhar a ideia da cerimônia, o convite pode trazer elementos que remetem ao campo.

Os convites ecológicos estão virando uma super tendência no mercado, principalmente o papel semente.

Os papéis artesanais e os materiais como o kraft também são muito utilizados no mini-wedding no estilo rústico. 

Independente do modelo, é preciso seguir a regrinha básica da antecedência na hora de entregar o convite. O ideal é que ele seja entregue 45 dias antes da cerimônia.

Se o mini-wedding contar com muitos convidados de outra cidade, os convites devem ser enviados pelo menos dois meses antes, para que possam encontrar um lugar para ficar.  

Estilo da cerimônia: local e decoração

A escolha da decoração e do lugar onde vai ser realizado o mini-wedding dependem do estilo que os noivos escolheram para a cerimônia. 

No mini-wedding, a celebração e a recepção costumam ser em um mesmo ambiente. Muitos noivos que têm espaço em casa optam por fazer o casamento no próprio jardim.

Para quem não tem essa possibilidade ou busca outras opções, existem bistrôs, salões de festa, hotéis, pousadas e restaurantes super charmosos!

Se o casamento for no estilo rústico, boho ou vintage, um sítio ou uma casa no campo podem ser o lugar ideal.

O tamanho do local também é um fator bem importante. Como o número de convidados é reduzido, o lugar não pode ser tão amplo.

A decoração também deve ser feita de acordo com o estilo da festa. No caso do casamento rústico, os móveis amadeirados fazem uma composição perfeita!

O bolo e os docinhos ajudam a tornar a decoração do mini-wedding ainda mais maravilhosa! O casal pode escolher plaquinhas personalizadas para identificar cada um. 

Como são menos convidados, os noivos podem caprichar bastante nos detalhes, como o porta guardanapo, velas,  menu impresso na mesa e os objetos trazidos de casa. 

Vestido de noiva

Como nós já mostramos, o mini-wedding não é, necessariamente, um casamento menos luxuoso. Então, é para caprichar no vestido de noiva SIM!

Para cada tipo de corpo existe um corte de vestido mais adequado. Para as mulheres que gostam de vestidos mais abertos, o decote nas costas fica incrível!

Além de ser sensual, as costas nuas, se combinadas com a renda, compõem um visual bem sofisticado

Vestidos Internovias

Os tecidos rendados fazem muito sucesso em todas as coleções, e essa fama não é à toa. Olha como o vestido fica delicado e bem romântico.

Vestido La Modelista

Vestido Internovias

A transparência também é uma tendência bem forte nos casamentos, principalmente no mini-wedding ao ar livre. Elas dão um toque de sensualidade e leveza, como vemos nesses vestidos maravilhosos da La Modelista.

Vestidos La Modelista

Os vestidos estilo princesa ficam maravilhosos, mas em um casamento intimista é mais interessante que os vestidos sejam mais fluidos, como os do estilo boho.

Vestido La Modelista

La Internovias

Nessa última foto, a renda e o tule ficaram ainda mais lindos com esse corte de sereia. O estilo sereia na saia do vestido destaca a silhueta de uma forma sensual, sem que seja vulgar.

Assim como os tecidos, os acessórios também são importantíssimos no Mini-wedding. O véu e o buquê também devem ser bem caprichados no mini-wedding.

Durante o texto, ficou evidente que o mini-wedding é um modelo de casamento que pode ser uma solução para quem quer realizar a cerimônia, respeitando as restrições relativas à Covid-19. Tem dúvidas sobre como adaptar o seu casamento na pandemia? Leia o texto: Ideias de casamento na pandemia: como adaptar seu evento.

 

 

 

Lili herdou o amor pelas noivas e pelos belos vestidos de noiva da sua mãe Pilar, imigrante espanhola da década de 60 que chegou a trabalhar por muitos anos como modista em importantes ateliers de vestido de noiva no Brasil.

O amor cresceu, amadureceu e transformou-se em trabalho! Lili buscou cursos de especialização na Espanha e participou dos principais desfiles de moda noiva pelo mundo. Nos últimos 20 anos, trabalhou com as principais marcas de noiva da Europa e Estados Unidos e acumulou uma experiência única, que agora compartilha no Blog Noivas do Rio de Janeiro.