Pesquisar

Luvas para noiva: um toque de glamour para o grande dia

Publicado em:

Que tal usar um lindo par de luvas durante a celebração do seu grande dia? As luvas para noiva voltaram ao mundo da moda e têm dividido opiniões.

Há noivas que consideram este acessório completamente desnecessário, mas também há noivas que acham as luvas muito charmosas.

O principal argumento de quem não gosta das luvas para noiva é o de que se trata de uma moda antiga e ultrapassada, sem um lugar nos casamentos modernos.

No entanto, com a ascensão dos casamentos ao estilo vintage, fica claro que o retrô tem o seu lugar.

Além disso, existem vários tipos de luvas para noiva, com diferentes comprimentos e materiais, que podem criar um estilo, inclusive, inovador.

Desde as luvas curtas até as conhecidas como luvas de ópera, as muitas opções podem ser adequadas a diferentes cortes de vestidos e estilos de festa.

O vestido de noiva, claro, é o ponto fundamental do seu look e é a partir dele que os acessórios, sapatos, penteado e maquiagem devem ser pensados.

Mas se engana quem pensa que as decisões sobre o look do grande dia são tomadas assim que se escolhe o vestido de noiva.

Não subestime a importância dos acessórios. Eles podem trazer um toque todo especial ao seu visual, sobretudo se você quiser fugir dos looks padronizados.

É nesse sentido que as luvas podem se desassociar da ideia retrô e acrescentar criatividade e modernidade, dando um toque de personalização ao seu visual.

Isso sem falar na estética romântica, feminina e, até mesmo, sensual, que pode ser associada às luvas.

Ao longo dos próximos tópicos, vamos explicar melhor a tradição das luvas para noiva, os tipos de luvas mais usados e como escolher as suas.

Continue a leitura!

História das luvas para noiva

Quem considera as luvas para noivas uma tradição antiga tem suas razões, já que não se trata de uma moda recente, como as fendas ou os bolsos no vestido.

Na verdade, tradicionalmente as luvas eram praticamente obrigatórias nos trajes femininos para eventos formais, e isso incluía os casamentos.

Não há uma data exata definida como o surgimento dessa tradição, mas durante o período vitoriano, no século XIX, as luvas já eram muito usadas por nobres e aristocratas europeias, sendo sinônimo de feminilidade, romantismo e delicadeza.

No entanto, a partir do início do século XX, sobretudo nos períodos referentes às duas guerras mundiais, por conta da escassez de tecidos, as luvas se tornaram mais raras. 

Isso não significa que elas tenham sido esquecidas desde então. Muito pelo contrário, pode ser que você as encontre ao folhear o álbum de casamento dos seus pais ou avós.

Após as guerras, houve um retorno dos itens considerados mais glamourosos ao mundo da moda, e isso incluiu as luvas para noiva.

Como sabemos, mais recentemente, elas se tornaram raras mais uma vez, o que demonstra que a moda é cíclica. 

Raramente um elemento que já foi extremamente usado em determinadas ocasiões é descartado definitivamente a ponto de nunca mais se popularizar no mundo da moda.

Então, se você gosta da ideia de usar luvas no grande dia, mas fica na dúvida porque muitas pessoas dizem que elas estão ultrapassadas, não se preocupe.

As luvas estão, sim, de volta ao mundo da moda para casamentos e correspondem a um dos diversos acessórios que você pode usar sem medo para compor o seu look.

É importante, no entanto, fazer a escolha certa das luvas, para que o seu look fique harmonioso e condizente com o estilo do seu casamento.

Quais são as principais opções de luvas para noiva?

Existem luvas para noiva adequadas aos mais diversos estilos, com diferentes comprimentos e confeccionadas em diversos materiais.

Vamos abordar aqui uma classificação geral baseada nos três comprimentos mais usados: as luvas longas, as luvas ¾ e as luvas curtas.

Luvas longas

As luvas longas são geralmente as mais lembradas quando se pensa em calçar as mãos das noivas. 

Elas ultrapassam a altura dos cotovelos e também são conhecidas como luvas de ópera, por serem usadas desde o século XIX por mulheres da aristocracia e da nobreza em eventos de gala.

Elas podem ser fechadas, isto é, cobrir todos os dedos, ou abertas, sendo apenas presas ao dedo anular.

Além disso, seu comprimento pode variar, indo até os cotovelos e, em alguns casos, chegando quase à altura dos ombros.

Também associadas à atmosfera antiga de Hollywood (quem não se lembra das luvas de Marilyn Monroe?), as luvas longas estão ganhando novas versões, com diferentes tecidos, aplicações e texturas.

Luvas ¾

As luvas ¾ também são chamadas de semilongas e vão aproximadamente até o meio do antebraço.

Assim como ocorre com as luvas longas, elas também vêm ganhando novas versões, com composições, por exemplo, em renda e em tule, trazendo mais leveza ao traje.

Mas também há espaço para as luvas ¾ confeccionadas tradicionalmente em tecidos como o cetim. 

Quando comparadas às luvas longas e às curtas, elas costumam ser menos lembradas, mas podem ser a melhor opção dependendo da escolha do seu vestido e do contexto da celebração.

Luvas curtas

As luvas curtas são especialmente charmosas se você quer dar um tom delicado e ao mesmo tempo moderno ao seu look.

Elas vão até o punho e também podem ser fechadas ou abertas, deixando ou não os dedos à mostra.

Comparadas ao glamour e à formalidade das luvas de ópera, elas podem ser consideradas mais informais e românticas.

Elas também são muito versáteis e podem ser confeccionadas em tecidos mais encorpados ou finos e transparentes, dependendo da proposta do seu casamento.

Como escolher as luvas para noiva?

De qual tipo de luvas para noiva você mais gostou? O seu estilo pessoal deve ser o principal critério da sua escolha, mas também outros fatores que você pode considerar.

As luvas curtas geralmente são associadas ao destaque da leveza e da fluidez no look da noiva. 

Elas têm tudo a ver com as noivas românticas e são perfeitas para casamentos diurnos, especialmente os matutinos, celebrados ao ar livre.

Imagine um casamento no campo com a noiva usando uma luva curta de renda ou tule e super delicada. É ou não é o retrato do romantismo?

As luvas curtas ficam lindas com vestidos de mangas curtas, alcinhas (sejam elas grossas ou finas) e também com o decote tomara que caia.

Já as luvas ¾ são bastante versáteis, podendo ser usadas em casamentos diurnos ou noturnos, com um estilo mais ou menos formal.

Elas ficam ótimas quando o vestido de noiva tem um decote ombro a ombro ou tomara que caia, podendo compor um look mais minimalista ou sensual, dependendo dos materiais utilizados. 

Por fim, as luvas longas são usadas sobretudo em casamentos noturnos, já que são associadas a um estilo mais formal e clássico.

Se você é uma noiva baixinha, deve ter cautela ao usar esse tipo de luva, para que sua silhueta não fique achatada.

As luvas de ópera ficam perfeitas com vestidos com decote tomara que caia ou com alças finas, além daqueles que buscam valorizar o colo.

Lembre-se de que os vestidos com mangas longas geralmente não são usados com luvas e que, ao optar por este acessório, é melhor evitar os braceletes, pulseiras e anéis, para não sobrecarregar o visual.

Você pode retirar as luvas assim que chegar ao altar ou no momento da bênção das alianças. Não tente colocar a aliança por cima da luva.

Que tal conferir alguns vestidos de noiva deslumbrantes para se imaginar usando o seu vestido perfeito acompanhado pelas luvas e outros acessórios?

Acesse nossa galeria de vestidos e conheça a coleção da La Modelista, que conta com vestidos que podem ficar ainda mais perfeitos se acompanhados por um lindo par de luvas para noiva.

 

Lili herdou o amor pelas noivas e pelos belos vestidos de noiva da sua mãe Pilar, imigrante espanhola da década de 60 que chegou a trabalhar por muitos anos como modista em importantes ateliers de vestido de noiva no Brasil.

O amor cresceu, amadureceu e transformou-se em trabalho! Lili buscou cursos de especialização na Espanha e participou dos principais desfiles de moda noiva pelo mundo. Nos últimos 20 anos, trabalhou com as principais marcas de noiva da Europa e Estados Unidos e acumulou uma experiência única, que agora compartilha no Blog Noivas do Rio de Janeiro.