Você noiva já fechou o local da sua festa, seu vestido de noiva, agora chegou seu momento de escolher quem vai celebrar o seu casamento.
Os celebrantes de casamento são profissionais treinados e experientes que têm a função de conduzir a cerimônia de casamento. Eles podem ser religiosos ou não, e são responsáveis por criar uma atmosfera emocionante e personalizada para o casal.
Neste artigo, vamos explorar mais sobre os celebrantes de casamento e te indicar alguns celebrantes aqui do Rio de Janeiro.
Qual é a diferença entre um celebrante de casamento e um pastor ou padre?
Enquanto pastores e padres são líderes religiosos que conduzem cerimônias de casamento dentro de uma tradição religiosa específica, um celebrante de casamento não tem afiliação religiosa.
Eles trabalham com casais que desejam uma cerimônia personalizada e única, que reflita a sua história e valores. Os celebrantes de casamento não estão restritos por tradições religiosas ou dogmas, o que permite que o casal tenha mais liberdade para criar uma cerimônia que seja significativa para eles.
Um bom celebrante de casamento deve:
- Trabalhar com o casal para criar uma cerimônia personalizada que reflita a sua história e valores;
- Conduzir a cerimônia de casamento e garantir que ela transcorra sem problemas;
- Fornecer orientações sobre as leis e regulamentações locais relacionadas a casamentos;
- Coordenar com outros fornecedores, como fotógrafos e músicos, para garantir que a cerimônia seja perfeita;
- Certificar-se de que todas as partes envolvidas na cerimônia (incluindo o casal, padrinhos, damas de honra, entre outros) saibam o que esperar durante a cerimônia.
Por que contratar um celebrante de casamento?
Se você e seu noivo desejam um cerimônia de casamento personalizada e única, contratar um celebrante de casamento com certeza será a melhor opção. Ele pode trabalhar com o casal para criar uma cerimônia que reflita tudo o que vocês sempre sonharam, tornando a cerimônia ainda mais significativa e emocionante.
Além disso, um celebrante de casamento pode oferecer conselhos e orientações sobre as leis e regulamentações locais, bem como ajudar a coordenar com outros fornecedores para garantir que a cerimônia seja perfeita.
Indicações de celebrantes de casamento
Convidamos alguns celebrantes de casamento que confiamos (e indicamos!) para falar um pouco sobre o trabalho deles. Acompanhe com a gente!
Rafael Lessa @celebranterafael
Eu já participei de muitas cerimônias de casamento que considerei “chatas”. Algumas muito demoradas, outras contaram com uma condução pouco atraente e desanimadoras. Durante estas cerimônias, eu olhava para as pessoas ao redor e as via olhando pro teto, pro celular e até mesmo conversando umas com as outras. E isso me incomodava profundamente.
Quando tive oportunidade de celebrar meu primeiro casamento, resolvi ser diferente, inovador. Contei a história do casal, fiz referências a músicas que os noivos gostavam, enfim, coloquei ali algumas coisas que eu sabia que teriam a “cara do casal”. Eles e os convidados amaram!
Com isso, surgiram novos convites para celebrar. Desde então, já foram dezenas de celebrações e inúmeros momentos marcantes para os noivos e para as pessoas que assistiram as cerimônias. Hoje, vivo para garantir que a cerimônia seja o ponto alto destes eventos e acredito que tenha obtido sucesso em garantir que este realmente seja o dia mais feliz da vida dos noivos.
Jhonatha Gerber @gerberjhonatha
Quando o agricultor lança as sementes no campo, certamente imagina e acredita nos frutos que brotarão da terra, com a força da natureza. O que me inspira a celebrar casamentos tem forte relação com os frutos que são colhidos por todos. O casal transborda, a família se une, os amigos se encontram, os demais colegas da área se realizam e movimentam suas vidas. A comemoração da união torna público o que o coração sente. As almas vibram! Inspira-me fazer parte daquilo que duas pessoas já se tornaram entre si e, potencialmente ganhará ainda mais vigor. Contemplo com alegria as sementes familiares se tornando árvores!
(Jhonatha Gerber é catarinense, tem 41 anos, é graduado em psicologia, filosofia e teologia. Trabalha com casamentos desde 2009)
Bia Moura Leite @casamentocelta
Fui a primeira mulher a celebrar uma cerimônia personalizada e cheia de detalhes no Brasil, pois o que me inspira nessa jornada linda desde 1995 é ver que muitas mulheres vieram em seguida!
O amor é esse sentimento forte e transformador! E o que me inspira é a emoção verdadeira que todos sentem em cada uma delas! São cerimônias verdadeiras, emocionantes e que elevam a alegria, a identidade e a escolha do casal! E esse gesto generoso do casal de compartilhar com todos essa energia e festividade esse sentimento acaba sendo uma oportunidade de cultivar em cada uma das pessoas ali presentes a semente do amor!
Dudu Teruzkin @noivoterapia
Eu cresci ouvindo meu pai contando a história de quando ele conheceu a minha mãe. Ele sentava na beira da piscina, lá na nossa casa de Rio das Ostras, e ficava com as perninhas balançando na água enquanto falava do dia que fechou o carro da dela, há uns 40 anos atrás. Ele contava com detalhes, rindo pra caramba, de quando ela bateu na janela dele e, enfurecida, berrava sem parar com seu sotaque gaúcho de quem tinha acabado de chegar em terras cariocas. Ele falava de como se apaixonou, de como foi o seu primeiro jantar com ela, e de cada passo que deram para formarem o casal que são hoje. Essa parece até uma história boba… mas no fim, é a história que definiu a nossa família. E ver ele contando me mostrou o quanto as grandes histórias merecem ser contadas, para que assim nós sempre saibamos de onde viemos. Talvez isso tenha sido minha maior inspiração para me tornar um “contador da minha própria história”.
Mas viver a vida que tenho vivido, viver um grande amor com a Marininha, ser pai da nossa Maitêzinha, do nosso Toddy, viver cada dia em nossa casa e celebrar cada conquista que tivemos nesses mais de 12 anos juntos, definitivamente me inspira a contar as histórias de casais que ainda estão começando nesse caminho maravilhoso que é viver um amor.
Mangefeste @mangefestecelebrante
Nossa proposta a criar uma celebração leve, fugindo do tradicionalismo, mas mantendo a tradição. Pode parecer redundante, porém são coisas bem diferentes. Bater um bom papo e conversar com o casal faz parte do nosso primeiro encontro, e baseado na vida e no amor de vocês, montamos uma celebração linda e apaixonante assim envolvendo todos que estão assistindo esse dia tão especial sobre o amor. O que tem preço não tem valor, o que tem valor não tem preço. Seja civil ou religioso. O valor está para transformar sonhos em um grande espetáculo é o que nos move, pois, traduzimos em emoções os grandes momentos da vida.
O fator religião sempre estará presente na celebração de um casamento. Mesmo quando o casal se confessa não religioso, é certo que seus pais ou que seus avós o são, e eles trarão a questão à tona, pois religião é uma marca da cultura nas famílias brasileiras.
Respeitar a tradição religiosa da família é tão importante quanto o respeito à não religiosidade do casal. Por isso, o celebrante precisará ser sensível à questão, elaborando um discurso respeitoso, que contemple o amor como o elemento principal da celebração, transmitindo assim uma mensagem relevante entre os religiosos e os não religiosos. Isso requer conteúdo, criatividade e sobretudo muita habilidade.
Casamento é um evento especial e, por isso, exige atenção a todos os detalhes de sua composição. Um deles, que é fundamental para a cerimônia, é o celebrante. Felizmente este serviço pode ser executado pela Mangefest Celebrante, especializada neste segmento da festa.
Claudia Ticom @claudiaticomcelebrante
Me sinto privilegiada nesse ofício tão bonito que é celebrar os afetos e recontar histórias dos encontros que a vida faz acontecer. E não são poucas as vezes que um casal me procura e diz: “Ahhh, a nossa história não tem nada demais não!”.
É dessas histórias que eu mais gosto, porque a minha escuta é com o coração atento pra garimpar a beleza do amor real, que é aquele que acontece entre gente de verdade no encontro de todo dia.
Aí, as cerimônias viram momento de conexão a dois e a mais, porque todo mundo se encanta, se envolve e sabe exatamente o que vai celebrar na festa que já começa quando a cerimônia termina.
Vanessa @celebresuahistoria.vanessa
A Celebre sua História é uma equipe de celebrantes mulheres especialistas em proporcionar a experiência de reviver sua própria história de amor no altar, equilibrando romantismo, leveza e uma pitadinha de humor. Assim, além de linda e descontraída, sua cerimônia será verdadeiramente emocionante e encantadora, tanto para vocês quanto para todos que estarão presentes no seu grande dia.
Não é só uma cerimônia, é a oportunidade de começar seu casamento com o pé direito! Um momento único onde vocês e seus convidados possam curtir, se divertir, se emocionar, dar boas risadas e derramar algumas lágrimas. Tudo isso enquanto vocês revivem sua história de amor e os convidados a conhecem.
Bem Casados Celebrações @bemcasadoscelebracoes
Gostamos de contar histórias de amor e isso é feito com muito carinho. Somos 3 celebrantes: Paulo Altunian, Karla Chambarelli e Michelle Branco.
Damos vida as histórias de amor e juntamos os fatos divertidos em nossos roteiros. O nosso desejo é passar uma mensagem gostosa, única, puramente artesanal. Juntamos um terapeuta, uma advogada e uma professora pra tornar esse momento, mágico.
Maurício de Souza @mauriciodesouzacelebrante
Minha inspiração pra celebrar o amor é a minha vida. Vivo intensamente o amor a cada dia com a Vanessa, com quem sou casado há 19 anos. Essa convivência me fez compreender e acreditar que o amor não é um sentimento, mas uma escolha. E quando você escolhe ser feliz, compartilhar e viver em prol da felicidade um do outro, o amor acontece, e se transforma na coisa mais gostosa desse mundo.
Quando me perguntam porque minhas celebrações são tão alegres, divertidas e emocionantes, eu respondo: Porque assim deve ser o casamento, eu vivo isso no meu…
Tenho a certeza que Deus me criou pra ser relevante na vida de pessoas, casais e famílias e por isso celebro com toda a força do meu coração.
Já são 4325 celebrações ao longo de 14 anos de ofício. Celebrar é a minha vida!
Lu Tenório – A Marca do Sim – @amarcadosim
Desde criança, sempre fui fascinado pelo amor. Não o amor dos contos de fadas com finais perfeitos, mas o amor real, com suas imperfeições e momentos mágicos. Foi essa fascinação que me levou a mergulhar de cabeça no mundo dos casamentos.
Há algo de extraordinário em testemunhar duas almas se unindo em um compromisso eterno. É como se o universo inteiro desse um suspiro coletivo de felicidade. Essa é a razão pela qual me apaixonei por celebrar o amor na sua melhor versão.
Para mim, uma cerimônia de casamento não é apenas um evento, é o ápice de toda uma história. É o momento em que as histórias se entrelaçam, os corações se fundem e as promessas são seladas com lágrimas de alegria e sorrisos radiantes.
O que me inspira é saber que, ao conduzir uma cerimônia, estou ajudando a criar uma memória que durará para sempre. É uma honra estar presente em um dos dias mais importantes da vida de um casal, e é por isso que coloco todo o meu coração e criatividade em cada celebração.
Porque, no final do dia, não se trata apenas de flores bonitas ou de uma decoração deslumbrante. Trata-se de celebrar o amor em sua forma mais pura e autêntica. E para mim, não há nada mais gratificante do que ser parte desse momento mágico.
Celebrante Lu Tenório – A Marca do Sim – @amarcadosim
Casar com Poesia – @casarcompoesia
As cerimônias da Casar com Poesia são centradas na história de cada casal, no que é singular em cada encontro. Costurando essa trama, entram poemas escolhidos a dedo pra casar com os acontecimentos, meus e de poetas que eu admiro, consagrados ou novíssimos.
Juntos, eu e os casais escolhemos os detalhes da cerimônia: se querem fazer votos, se mais alguém vai falar, se vão trocar alianças, se querem fazer uma assinatura simbólica. Assim cada cerimônia é única, um ritual que construímos passo a passo.
Minhas cerimônias não tem valor legal – isso não é permitido no Brasil, apenas para juízes de paz e celebrantes religiosos – mas são alegres, emocionantes e têm a sua cara! O que me inspira nesse trabalho é a honra de adentrar a intimidade de cada casal e poder ser parte de um momento tão importante nas suas vidas e de suas famílias!
Natasha Cohn – @celebrantenatashacohn
Cerimônias com amor, humor, poesia e alma.