Pesquisar

Casamento minimalista: tendência ou redução de custos?

Publicado em:

O casamento minimalista tem atraído a atenção de muitos casais. Esse estilo de cerimônia é planejado em detalhes minuciosos, e o resultado é incrível. 

No texto de hoje, vamos falar sobre as características do casamento minimalista e mostrar como é feita a organização para que ele saia do jeitinho que os noivos sempre sonharam. 

O que é um casamento minimalista?

Quando falamos em minimalismo, você pode imaginar algo simples e econômico, mas aqui, vamos mostrar que o casamento minimalista é super elegante e, nem sempre, mais barato

Para entender o que é um casamento minimalista, antes de tudo, é preciso entender o que não configura esse tipo de cerimônia. 

Dois estilos que costumam ser confundidos com o casamento minimalista são o mini wedding e o casamento econômico. Vamos ver como eles são diferentes:

Casamento econômico

O casamento econômico, como o próprio nome sugere, é realizado com um orçamento reduzido, mais enxuto. 

Para que essa economia possa ser feita sem ter que abrir mão de nada essencial, os noivos acabam, muitas vezes, optando pelo esquema DIY. 

DIY é a abreviação para a expressão em inglês “do it yourself”, que, em português, pode ser traduzido como “faça você mesmo”. 

No casamento econômico, alguns pontos, como cabelo e maquiagem da noiva, são feitos pelas próprias amigas ou por pessoas próximas.

A decoração do espaço geralmente, menor é feita com objetos do casal ou emprestados de familiares.

Além de criatividade, é preciso ter bastante dedicação e organização para conseguir planejar tudo com a antecedência necessária. 

Ao estabelecer as prioridades, é possível pesquisar bastante, guardar um pouquinho mais de dinheiro e negociar valores. 

Mini-wedding

O conceito de mini-wedding também é muito confundido com o do casamento minimalista, mas os dois estilos têm pegadas diferentes. 

O mini-wedding é uma festa mais intimista, com um número menor de convidados, se comparado ao de um casamento clássico. Geralmente, a lista tem entre 50 e 100 convidados. 

Esse estilo ganhou bastante força na pandemia, por conta da necessidade de distanciamento social e das restrições sanitárias. 

Essa restrição no número de pessoas na festa não quer dizer, necessariamente, economia. Isso porque os casamentos mais privados podem ser ainda mais exclusivos e chiques

Muitos noivos, no mini-wedding, optam por oferecer um cardápio mais elaborado, com buffet personalizado. 

Além de poder focar mais na experiência de cada convidado, o mini-wedding permite que os noivos fiquem mais à vontade e curtam mais a própria festa de casamento. 

Esse tipo de cerimônia costuma ser realizada em restaurantes, hotéis, bistrôs, sítios ou no jardim de casa, caso haja espaço suficiente. 

Casamento minimalista

O casamento minimalista, como veremos a partir de agora, tem muito mais a ver com o estilo do que com o orçamento ou o número de convidados. 

Sabe aquele ditado que diz que “menos é mais”? Pois, no casamento minimalista, essa frase faz total sentido. 

O objetivo do casamento minimalista é trabalhar estrategicamente cada peça utilizada para gerar um ambiente clean, mostrando mais o estilo de vida do canal, seus gostos e suas personalidades. 

Ao contrário do que muita gente pensa, o casamento minimalista não é simples, muito menos organizado de forma rápida. 

Esse conceito é pensado, também, com base no consumo consciente e, por isso, muitos casamentos minimalistas são sustentáveis

Os elementos utilizados podem ser reciclados, demandando menos matéria-prima. Com o consumo de materiais reduzido, é possível evitar desperdícios e exageros.

É essencial compreender que ser simples não quer dizer ser simplório, e isso se aplica a todas as etapas da organização do casamento minimalista, incluindo a escolha do vestido da noiva. 

O vestido do casamento minimalista possui alguns diferenciais, como os detalhes sutis nos decotes e os bordados com pouco brilho. 

Os modelos com costas nuas e com transparências são muito cobiçados para esse estilo de casamento. Os tecidos devem ser nobres, de alta qualidade.

A decoração do casamento minimalista

A cerimônia do casamento minimalista é construída nos detalhes. Isso faz com que o desafio de fazer a decoração seja ainda maior. 

Quando falamos em detalhes, estamos nos referindo ao “toque especial” e à harmonização de cada parte da produção da festa. 

O casamento minimalista é charmoso por trazer um ar de simplicidade, mas sem deixar a elegância de lado. 

Os ambientes são mais clean, com muitas peças-coringas, que são aquelas que combinam com quase tudo. 

No casamento minimalista não há excessos. São usados poucos elementos na decoração, fazendo com que cada um deles fique em destaque. 

Composições

As composições do casamento minimalista vão além da decoração com flores, jarros e plantas. É comum vermos, nessas cerimônias, a utilização de objetos pessoais do casal

Livros antigos, quadros pintados por alguém da família ou louças que passaram de geração em geração podem fazer parte desse cenário tão especial. 

Para complementar e dar ainda mais charme à produção, uma ótima ideia é usar uma iluminação indireta, através das velas. 

Paleta de cores

A paleta de cores tende para cores mais claras, como tons pastel e cores neutras. O branco e o nude ajudam a compor o ambiente. 

Alguns noivos optam por utilizar uma decoração monocromática, mudando apenas os tons da mesma cor. 

Para quebrar um pouco do branco, os decoradores indicam usar folhagens, sejam elas verdes ou cor palha. 

Mobílias

As mobílias não precisam, necessariamente, seguir a mesma paleta de cores do resto da decoração, mas é indicado que sejam de tons mais neutros. 

Para casais mais modernos, uma dica é usar mesas de vidro ou com materiais transparentes. As toalhas podem ter desenhos mais contemporâneos, nas cores branca e nude. 

Nos casamentos minimalistas mais tradicionais ou ao ar livre, os móveis rústicos ficam perfeitos. Os tons de madeira fazem com que o espaço tenha uma pegada ligada à natureza.

Para que toda essa estrutura saia do jeitinho que você sonhou, é preciso contar com a ajuda de bons profissionais, incluindo cerimonialistas, buffet, decoradores e estilistas.

Na coleção de vestidos de noiva da La Modelista, você encontra os melhores modelos para casamento minimalista e para diversos outros tipos de cerimônias. Confira o catálogo completo

 

Lili herdou o amor pelas noivas e pelos belos vestidos de noiva da sua mãe Pilar, imigrante espanhola da década de 60 que chegou a trabalhar por muitos anos como modista em importantes ateliers de vestido de noiva no Brasil.

O amor cresceu, amadureceu e transformou-se em trabalho! Lili buscou cursos de especialização na Espanha e participou dos principais desfiles de moda noiva pelo mundo. Nos últimos 20 anos, trabalhou com as principais marcas de noiva da Europa e Estados Unidos e acumulou uma experiência única, que agora compartilha no Blog Noivas do Rio de Janeiro.