8 ideias incríveis para organizar seu casamento ao pôr do sol

Publicado em:

Celebrar um casamento ao pôr do sol é uma das formas mais encantadoras de comemorar o grande dia, principalmente para noivas românticas, que associam as cores quentes do crepúsculo à magia e à emoção desse momento tão marcante. 

Ao longo deste artigo, você vai encontrar tanto sugestões essenciais para garantir que seu casamento ao pôr do sol seja inesquecível, como garantir o conforto dos convidados e caprichar na escolha do seu vestido de noiva, quanto ideias criativas, como inovar na escolha do local e no dress code.

Então, continue a leitura e anote tudo para incluir em seu planejamento para o grande dia!

Garanta o conforto dos seus convidados

Para que o seu casamento ao pôr do sol seja inesquecível, seus convidados precisam sentir-se confortáveis e, considerando o ambiente ao ar livre, alguns cuidados nos detalhes vão fazer toda a diferença.

Você pode providenciar, por exemplo, uma estação de refrescos com águas aromatizadas, sucos e drinks leves, principalmente se o local do seu casamento for muito quente. 

Outro detalhe que vai deixar seus convidados agradecidos é a colocação de alguns recipientes com protetor solar e repelente em pontos estratégicos, garantindo a proteção contra os raios solares e os insetos. 

Para dias mais quentes, leques podem ser distribuídos, funcionando tanto como uma lembrança do casamento quanto como uma solução prática e charmosa para ser usada no local. 

E se o clima estiver mais ameno e se a recepção também for ao ar livre, adentrando a noite e a madrugada, você pode disponibilizar pashminas, para deixar os convidados ainda mais confortáveis. 

Conte com um plano B bem elaborado para o caso de chover 

A ideia de que pode chover no grande dia deixa muitas noivas apavoradas, principalmente quando o plano é a realização de um casamento ao pôr do sol.

Mas, caso chova, seu casamento pode se manter igualmente lindo e inesquecível. Para isso, você precisa ter um plano B bem elaborado. 

Considere a possibilidade de instalar tendas transparentes, capazes de proteger os convidados sem prejudicar a vista. 

Outra possibilidade, é escolher um local que conte com um espaço interno ou coberto, que esteja pronto para receber a cerimônia ou a festa caso o tempo mude repentinamente. 

Se a sua cerimonialista e os demais fornecedores estiverem cientes do seu plano B, tudo vai funcionar perfeitamente, independentemente das condições climáticas. 

Você também pode alugar guarda-chuvas para seus convidados ou, se preferir, incluir capas de chuva elegantes e transparentes como parte do kit de boas-vindas, assegurando que todos fiquem confortáveis e protegidos.

Contrate uma equipe de fotografia especializada

Para registrar toda a beleza de um casamento ao pôr do sol, é fundamental contratar uma equipe de fotografia especializada em eventos ao ar livre. 

Esses profissionais sabem como lidar com as variações da luz natural, especialmente no crepúsculo, e conseguem tirar proveito do cenário ao seu redor para criar imagens impressionantes. 

Eles também estão preparados para lidar com desafios como sombras, contrastes e mudanças repentinas no clima. 

Além disso, uma equipe experiente de fotógrafos vai conseguir coordenar o momento perfeito para fotos inesquecíveis, aproveitando ao máximo o pôr do sol e garantindo que cada detalhe da cerimônia seja registrado de forma única.

Inove na escolha do local

Quando se pensa em um casamento ao pôr do sol, os ambientes mais lembrados são os sítios, praias ou áreas rurais em geral. E, sem dúvida, esses cenários são lindos e condizentes com a proposta desse tipo de cerimônia.

Mas você não precisa se restringir a eles. Que tal um casamento ao ar livre bem em frente a uma cachoeira, em um mirante ou nas montanhas? Essas paisagens podem ser espetaculares para a cerimônia. 

Para quem busca uma experiência ainda mais memorável, locais icônicos como o Cristo Redentor também podem ser opções exclusivas e grandiosas. 

Seja criteriosa ao definir o horário da cerimônia

Qual é o horário ideal para iniciar a celebração de um casamento ao pôr do sol? Depende. Essa pode não ser uma escolha tão simples quanto parece.

O objetivo é garantir que o “sim” aconteça no momento perfeito, quando o céu apresenta suas cores mais deslumbrantes. 

Para isso, você precisa consultar o horário exato do pôr do sol na data e no local do seu casamento para planejar que a cerimônia seja iniciada pelo menos 30 minutos antes.

Você também deve considerar o tipo de cerimônia escolhida e qual será a duração total. Se estão previstos discursos, rituais religiosos, uma troca de votos mais longa, entre outros momentos, pense na duração de cada um deles para que o momento do “sim”, que geralmente é na parte final da celebração, aconteça justamente no momento do pôr do sol.

Esse intervalo permitirá que o evento flua sem pressa e que as fotos capturadas nesse momento sejam mágicas.

Surpreenda seus convidados

O pôr do sol deslumbrante não precisa ser o único diferencial do seu casamento, afinal, você quer que ele seja realmente memorável.

Pense em oferecer experiências diferenciadas aos seus convidados, como uma apresentação musical ao vivo durante o pôr do sol, fogos de artifício discretos ao anoitecer ou até mesmo um show de luzes com lanternas flutuantes. 

Outra ideia criativa é presentear os convidados com lembranças personalizadas que remetam ao evento, como óculos de sol estilizados, leques ou sombrinhas decorativas. Pequenos detalhes inesperados, como um coquetel de boas-vindas servido em um lounge ao ar livre, também ajudam a criar uma atmosfera surpreendente.

Seja criativa no dress code

Um casamento ao pôr do sol normalmente não precisa seguir as convenções dos casamentos mais tradicionais, celebrados, por exemplo, em templos religiosos.

Isso inclui o dress code. É claro que a ocasião é muito especial, mas o seu dress code pode ser inovador e não seguir os trajes formais de um evento clássico celebrado em espaços fechados.

Que tal adicionar um toque único e divertido à cerimônia? Considere temas ou cores específicas que complementem a paleta do pôr do sol, como tons quentes de laranja, rosa e dourado. 

Você pode sugerir trajes leves e confortáveis, ideais para um ambiente ao ar livre, incentivando o uso de tecidos fluidos e acessórios descontraídos, como chapéus ou sandálias. 

Além disso, você pode incluir uma proposta de dress code temática, como “tropical chic” ou “praia elegante”, permitindo que os convidados expressem sua individualidade ao mesmo tempo em que se alinham com a atmosfera do evento. 

Escolha o vestido de noiva perfeito

Deixamos para o final o item mais importante dessa lista: o seu vestido de noiva. É claro que, para se sentir linda e radiante em seu casamento ao pôr do sol, você precisa encontrar o vestido perfeito.

Prefira os tecidos leves e fluidos, com um caimento que priorize a liberdade de movimento e o conforto em climas mais quentes. 

Opte por estilos que possam interagir com a ambientação ao ar livre, como os detalhes em renda, o decote nas costas ou a saia leve e esvoaçante. 

Lembre-se também de experimentar o vestido em diferentes horários do dia para verificar como ele se comporta sob a luz natural e como as cores se destacam. 

Veja algumas opções de vestidos  a seguir:

Vestido La Modelista
Vestido La Modelista
Vestido La Modelista
Vestidos de Noiva LaMo 0366
Vestido La Modelista
Vestido La Modelista
Vestido La Modelista

Se você ainda não encontrou o vestido de noiva perfeito para o seu casamento ao pôr do sol, acesse nossa galeria e confira modelos deslumbrantes da nova coleção La Modelista.

Lili herdou o amor pelas noivas e pelos belos vestidos de noiva da sua mãe Pilar, imigrante espanhola da década de 60 que chegou a trabalhar por muitos anos como modista em importantes ateliers de vestido de noiva no Brasil.

O amor cresceu, amadureceu e transformou-se em trabalho! Lili buscou cursos de especialização na Espanha e participou dos principais desfiles de moda noiva pelo mundo. Nos últimos 20 anos, trabalhou com as principais marcas de noiva da Europa e Estados Unidos e acumulou uma experiência única, que agora compartilha no Blog Noivas do Rio de Janeiro.