O texto de hoje traz uma temática super importante não só para os noivos, como para toda a sociedade: o casamento sustentável.
Os impactos causados pelo homem na natureza já estão sendo sentidos e, por isso, as novas gerações têm se preocupado mais com questões ambientais. As pequenas atitudes podem fazer muita diferença no presente e no futuro. Pensando nisso, muitos casais passaram a optar por realizar um casamento sustentável.
Continue a leitura e confira tudo que você precisa saber sobre esse tipo de cerimônia, pautada no consumo consciente.
O que é um casamento sustentável?
A necessidade de deter mudanças climáticas e ecológicas têm sido muito discutida atualmente. E é exatamente esse o ponto do casamento sustentável.
Também conhecido como eco wedding, o casamento sustentável é uma maneira de fazer uma comemoração com impacto ambiental reduzido em relação ao casamento tradicional.
Para minimizar os danos causados na natureza, é preciso tomar algumas atitudes. A primeira delas é reduzir o consumo de materiais e evitar o desperdício.
O segundo é reutilizar o que foi usado, seja através da reutilização ou da reciclagem. Ao reciclar os elementos, eles são transformados em outros produtos, sem a demanda por outra matéria-prima.
Em um casamento sustentável todos esses ciclos são levados em consideração. Na escolha do buffet, por exemplo, é importante conferir se há separação do lixo orgânico do reciclável.
Da mesma forma que o casamento sustentável leva em conta o que deve ser usado para reduzir o impacto no meio ambiente, ele também deixa de lado elementos que podem ser prejudiciais.
Um deles é o plástico, muito utilizado em pratos, talheres e copos. Ele pode ser substituído por vidro, que, depois de lavado, pode ser usado novamente.
As embalagens, de forma geral, também merecem atenção. Tags, envelopes, forminhas e até canudos podem ser dispensados.
A seguir, vamos mostrar dicas para você fazer um casamento sustentável sem abrir mão do glamour que a ocasião exige.
Como realizar um eco wedding?
Quando falamos em casamento sustentável, muita gente pensa em um casamento no campo ou em algum lugar arborizado.
Mas o casamento sustentável não tem, necessariamente, ligação com o contato com elementos da natureza.
Ele tem a ver com as medidas que são tomadas antes, durante e depois da cerimônia para garantir que os impactos causados ao meio ambiente sejam reduzidos.
A partir de agora, você vai conferir alguns pontos que tornam o casamento sustentável um modelo de preservação do ambiente.
Escolha marcas que se preocupam com a origem dos tecidos
No casamento sustentável o vestido da noiva deve ser tão deslumbrante quanto em qualquer outro tipo de comemoração.
Não há um estilo de vestido mais adequado, mas existe um ponto que deve ser levado em consideração para que a ocasião seja consciente por completo: a origem ecológica dos tecidos.
Muitas fábricas, infelizmente, não se preocupam com o meio ambiente e, por isso, trabalham com maquinários poluentes e produtos tóxicos.
A moda sustentável inclui todo o processo de confecção da roupa, desde a forma de extrair a obra prima, passando pela produção dos tecidos, até a fase de costura.
A La Modelista possui vestidos de noiva feitos com tecidos eco friendly, que, além de terem um caimento perfeito, não poluem tanto na hora de serem produzidos.
Priorize o aluguel do vestido de noiva
Os vestidos de noiva são feitos com materiais mais elaborados. A confecção desses tecidos, como acabamos de ver, pode aumentar a poluição no meio ambiente.
Por isso, além de prestar atenção na origem desses tecidos, é interessante optar por alugar o vestido do casamento, ao invés de comprá-lo.
Ao evitar que uma nova peça seja confeccionada, você contribui para um consumo consciente e ainda economiza dinheiro para poder investir em outros itens sustentáveis da festa.
Vale lembrar que o vestido de noiva alugado é readequado de acordo com o corpo de cada mulher, então, não se preocupe: ele vai ficar perfeito em você!
Contrate empresas nacionais
A sustentabilidade econômica também é uma preocupação do casamento sustentável. Esse tipo de economia gira em torno dos produtores e comerciantes locais.
Ao consumir os produtos da sua região, você contribui para uma dinâmica social importante, gerando empregos diretos e indiretos.
As pessoas que trabalham nesses empreendimentos podem fazer pactos coletivos de preservação da área, evitando queimadas e a destruição da natureza.
Para o seu casamento sustentável, procure os negócios mais próximos de você e dê preferência para as empresas brasileiras com selo eco friendly.
Selecione materiais ecológicos para convites e lembrancinhas
Não há como negar que a tecnologia já dominou o mundo. Hoje em dia, uma imagem pode ser enviada a milhares de pessoas em questão de segundos.
Com toda essa facilidade, muitos noivos têm optado por enviar o Save The Date ou até mesmo o convite de casamento por e-mail ou por aplicativos como o Whatsapp.
Para quem não quer abrir mão do convite impresso, uma ótima alternativa é utilizar papel reciclado ou papel semente como material para a impressão do convite.
As lembrancinhas também podem seguir essa linha mais natural. Você pode fazer arranjos de mesa de material reciclável e sinalizar para que os convidados os levem para casa.
Outra ideia bacana é dar sementes ou mudas de planta como lembrança desse dia tão especial.
As suculentas, além de serem lindas e de possuírem diversos formatos, t êm um valor bastante acessível, tornando possível, em muitos casos, que os noivos deem uma suculenta para cada convidado.
Contrate serviços com o conceito eco friendly
Um dos principais pontos do casamento sustentável é a tentativa de evitar desperdícios. Isso inclui a comida, que é de responsabilidade do buffet.
Procure empresas que tenham experiência em fazer os cálculos da quantidade necessária de alimentos salgados e doces por pessoa, reduzindo as sobras no final da festa.
Alguns buffets oferecem, ainda, a opção de fornecer pratos feitos com ingredientes de origem orgânica.
Para reduzir o consumo de carne durante o casamento, ofereça opções vegetarianas no cardápio.
Confira também se a empresa possui alguma política de reciclagem e trabalhos de compostagem, feitos com resíduos orgânicos.
Seguindo todos esses passos que apontamos, seu casamento sustentável vai ser um sucesso! E se o seu grande dia vai acontecer ainda durante a pandemia da Covid-19, não deixe de ler nosso artigo sobre festa de casamento na pandemia.