A tradição do buquê no casamento

buques no casamento
Publicado em:

Falar de buquê de casamento é algo que nos faz remeter ao passado, afinal muitas histórias rondam esse item tão importante no casamento.

Vocês sabiam que na Europa durante a idade Média, as noivas eram vistas como fontes muito fortes de energia positiva? Por conta disso, a tradição para que todas as convidadas se beneficiassem dessa “fonte de energia”, era de cortar um pedacinho do vestido de noiva para que todas pudessem usufruir das boas vibrações. Já em relação ao buquê, muitos falam que antes eram feitos de ervas, flores e especiarias, assim estariam perfumadas no grande dia.

Como tudo na vida, muitas tradições foram adaptadas para o dia atual, imagina só hoje ter que cortar o tão sonhado vestido? Para que isso não aconteça mais, foi criada a tradição de jogar o buquê, e esse é um dos momentos mais icônicos de qualquer cerimônia.

Alguns países têm suas próprias tradições, no Peru, por exemplo, são colocadas fitas no bolo onde em apenas uma tem uma aliança conceitual, as amigas mais próximas da noiva puxam as fitas e a que tira a aliança atrairá o casório. Já na Venezuela, as convidadas precisam correr atrás do buquê para buscar dessa tão almejada sorte.

Aqui no Brasil, a ideia que permanece até hoje é a de jogar o buquê durante a festa, nem precisamos falar que amamos, né? O importante mesmo é poder desfrutar e curtir cada momento desse dia tão mágico e memorável!

Lili herdou o amor pelas noivas e pelos belos vestidos de noiva da sua mãe Pilar, imigrante espanhola da década de 60 que chegou a trabalhar por muitos anos como modista em importantes ateliers de vestido de noiva no Brasil.

O amor cresceu, amadureceu e transformou-se em trabalho! Lili buscou cursos de especialização na Espanha e participou dos principais desfiles de moda noiva pelo mundo. Nos últimos 20 anos, trabalhou com as principais marcas de noiva da Europa e Estados Unidos e acumulou uma experiência única, que agora compartilha no Blog Noivas do Rio de Janeiro.