Você sonha com seu vestido de noiva desde muito nova e sempre soube as especificações exatas que deseja para ele ou nunca pensou nisso até alguém te perguntar: você ainda não decidiu sobre o seu vestido? Então, eu vou te ajudar como escolher um vestido de noiva.
Encontrar o vestido de noiva dos sonhos pode ser estressante sim. Afinal, você provavelmente nunca experimentou um antes, e a pressão para a escolha é inevitável. Além disso, seu vestido é que dará o tom para o casamento como um todo, seja em um salão de festa ou na praia.
Com todos os olhos em você, sem falar nas fotos que você guardará para sempre, é claro que você quer estar perfeita no seu grande dia. Mas o que perfeito significa para você? Para algumas noivas, um vestido do sonho é um princesa, vestido simples, um vestido de noiva boho chique, para outras um sereia, no qual valoriza todas as suas curvas, ou um look que permite que você se movimente na pista de dança.
A pressão é grande, mas não importa o seu orçamento, estilo pessoal ou cronograma, essas dicas de hoje com certeza te ajudarão a encontrar o seu vestido dos sonhos, aquele que você vai adorar hoje, no grande dia e daqui a 30 anos, quando você olhar para as suas fotos de casamento.
01 – Faça pesquisas para encontrar o que gosta
Revistas, Instagram, Pinterest, Facebook, Google… Explore ao máximo essas redes e verifique o que é tendência, o que as celebridades estão vestindo e o que combina com seu gosto para compilar um arquivo visual de seus looks favoritos. Em seguida, procure um tema que se conecte, por exemplo: todos eles são rendados ou volumosos? Todos têm costas abertas? Encontre alguns estilos em comum que você goste e leve suas ideias para a primeira visita à loja de noiva para que durante o atendimento você experimente modelos que tenham as características que você mais valoriza.
02 – Experimente bastante
Experimente inclusive o que você não ama. O vestido de noiva é uma caixinha de surpresas. Mantenha a mente aberta. Você pode encontrar o vestido dos seus sonhos em um modelo que não sabia que seria ele.
03 – Fique de olho na modelagem e no caimento.
É importante que a loja de noiva faça a modelagem com o vestido no seu corpo e que tenha algumas provas antes do grande dia. Aqui no Rio eu recomendo as duas melhores : Internovias e La Modelista. ( Não se arrisque a fechar o seu vestido de noiva em lojas novatas e pouca conhecidas isso pode te trazer grandes problemas! Tradição e experiência são duas palavras importantes que você vai querer ter ao seu lado no preparativo do seu casamento!).
04 – Escolha com antecedência
Começar a busca pelo vestido com antecedência é importante não só para ter mais tempo para pagar, mas principalmente para escolher com calma. Entre 6 meses e 1 ano é o ideal. Mas nada impede de você ir com dois anos de antecedência ou até mesmo 3 meses apenas antes do casamento.
05 – Tenha um orçamento real
Orçamento é um fator importante. Tenha isso no papel e seja sincera com a consultora que te atender. Ela vai saber orientar e oferecer o modelo que caiba no seu gosto e no seu orçamento.
06 – Conheça o tema da sua festa
Antes de começar a busca pelo vestido dos sonhos é importante saber o tema que terá o seu grande dia. É a partir dele que você vai definir o estilo do vestido. Portanto, primeiro o estilo da festa e em seguida o vestido. Por exemplo se é casamento civil; religioso para poucas pessoas; mega evento; dia ou noite; campo, praia ou cidade etc …
07 – Planeje custos não óbvios
A gente nunca sabe quando teremos surpresas. Com o vestido é a mesma coisa. De repente aquele sapato que você achava lindo não é tão confortável, ou o véu ficou mais caro do que esperava, ou até mesmo o vestido dos sonhos saiu um pouco do orçamento. Então, tenha esses custos extras bastante planejados.
08 – Encontre uma ótima loja de noiva
Esse é um item importante. Encontrar uma ótima loja de noiva é fundamental. Pesquise nas redes sociais, leve em consideração a indicação de uma amiga, a opinião de outras noivas etc. Você deve observar não só o atendimento, mas também a qualidade dos vestidos, os preços, como são guardados etc. Como já comentei aqui na coluna, sou super fã e indico no Rio a Internovias e La Modelista.
09 – Agende com antecedência
Quanto antes você agendar, mas chances você terá de conhecer modelos de uma nova coleção, por exemplo, ou de uma promoção. Lembrando que as lojas, geralmente, fazem primeira e segunda locação.
10 – Personalize o vestido do seu jeito
Sim, é possível você solicitar que o vestido fique do seu jeito. Lembrando que isso pode aumentar o seu orçamento, por isso a importância do item 7.
11 – Escolha três adjetivos para definir seu vestido de noiva dos sonhos
Se você deseja se sentir clássica, vintage, confortável, romântica ou glamourosa, vá às compras de vestido de noiva com uma visão clara de como você deseja estar no grande dia. Escolher três palavras especificas para descrever sua vibe pode ajudar restringir sua seleção de vestidos.
12 – Escolha bem as pessoas que irão com você à loja de noiva
Sim, você ama sua mãe, irmã, cunhada, madrinhas – Limite o grupo a duas ou três pessoas cujas opiniões sejam mais importantes para você.
13 – Escolha seu estilo
O estilo do seu vestido é baseado no que você gosta, local e vibe do casamento, e também no que mais agrada ao seu corpo. Um semi-sereia é contemporâneo e funciona em muitos tipos de corpo, enquanto um em linha reta fica melhor em noivas altas e esguias.
14 – Acredite na consultora
Confie na pessoa que irá te atender. Ela tem experiência e conhecimento suficientes para decifrar o que você deseja e transformar seu sonho em realidade.
15 – Seja fiel ao que você ama
Por conta do momento, é fácil aceitar a opinião de outras pessoas. Mas é fundamental que você escolha o que você ama e o que mais se assemelha ao vestido que você sempre sonhou, independente das expectativas das outras pessoas.
16- Fuja de novatos
Busque lojas com muita experiência e que estejam no mercado há pelo menos 10 anos, faz toda diferença trabalhar com quem sabe o que está fazendo para evitar surpresas.